sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PERCEPÇÃO - SER O QUE SE É


A tragédia que os cerca e os levam a momentos tristes, a momentos de dor, de desespero, de ansiar a morte.

A tragédia que leva a vida, que trás a vida, que deixa a vida passar nem perceber.

A tragédia quem vem um segundo ou em “30 minutos” de prazer.

Mentes brilhantes, poesias radiantes. Pessoas que infelizmente partiram daqui, para onde? Diriam uns para o inferno, outros para o céu. Mas eu digo, simplesmente partiram!

Porém, como já disse Antoine de Saint-Exupéry cada pessoa é única e insubstituível e quando vão deixam um pouco de si. E assim foi com Agenor de Miranda Araújo Neto (Cazuza) e Renato Manfredini Júnior (Renato Russo).

O que há de tão trágico como A Via Láctea? Um sentimento de morte, que possui a alma de cada um, e sem falar na presença da decepção consigo e com o mundo.

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Mas não me diga isso
Hoje a tristeza não é passageira
Hoje fiquei com febre a tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela parecerá uma lágrima
Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza das coisas com humor
Mas não me diga isso
É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto
Isso passa
Amanhã é um outro dia não é
Eu nem sei por que me sinto assim
Vem de repente, um anjo triste perto de mim
E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça
Não me dê atenção
Mas obrigado por pensar em mim

(Composição: (Renato Russo)

Também há a decepção com a vida, quando se desiste de guiá-la e deixa-se que ela guie. “Já que não posso te levar, quero que você me leve”, foram as palavras expressadas por Cazuza em Vida Louca Vida.

Vida louca vida
Vida breve
Já que eu não posso te levar
Quero que você me leve
Vida louca vida
Vida imensa
Ninguém vai nos perdoar
Nosso crime não compensa

Se ninguém olha quando você passa você logo acha 'Eu to carente'
'Eu sou manchete popular'
Tô cansado de tanta babaquice, tanta caretice
Desta eterna falta do que falar

Se ninguém olha quando você passa você logo acha que a vida voltou ao normal
Aquela vida sem sentido, volta sem perigo
É a mesma vida sempre igual
Se niguém olha quando você passa você logo diz 'Palhaço'
Você acha que não tá legal
Corre todos os perigos, perde os sentidos
Você passa mal

(Composição: Lobão / Bernardo Vilhena)

Expresse que você é! Seja você. Mostre o pior e o melhor de ti. Somos humanos, somos sentimentais, não tenha vergonha de ser quem você é. Liberte-se, libere-se! Tenha a consciência livre!

Seria a pessoa mais frutada do mundo se chegasse ao final da minha vida e olhasse para trás e percebesse que eu nunca fui eu mesmo, mas o que os outros quiseram que eu fosse, pois assim não seria feliz. Mesmo que seja trágico. Serei eu, pois isso me faz bem.

A Todos, Liberdade de Consciência.

Pierre Mattos

Nenhum comentário: